Nossa situação de INsegurança é visível, pública e notória. Sentimos esta insegurança no dia a dia, ouvindo relatos, acompanhando o noticiário, ou pior ainda, sendo vítimas da bandidagem. Enquanto nossa população aumentou, o efetivo policial diminuiu. Para se ter uma ideia, temos menos policiais atualmente do que na década de 1990. Enquanto a criminalidade aumenta, a sensação de segurança diminui a cada dia que passa e ninguém sabe mais quem será a próxima vítima, que pode ser qualquer um de nós.
No ano de 2013, em Itajaí, recebemos do Governo do Estado de Santa Catarina quatro novos policiais militares, mas tivemos uma baixa de 19 PMs. Ou seja, apenas no ano passado, tivemos em Itajaí um déficit de 15 policiais militares. Paralelamente, em relação a 2012, tivemos um aumento de 57% de roubos a residências, um aumento de 93% de roubos a estabelecimentos comerciais, aumento de 36% de roubo a transeunte, enquanto os furtos a residências aumentaram em 24% e os furtos a estabelecimentos comerciais aumentaram em 32%, segundo dados da própria Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.
Nosso governador criou o tal “Pacto pela Segurança”, que faz bastante publicidade, mas segurança que é bom, nada. Nosso prefeito se reelegeu prometendo que a Guarda Municipal estaria nas ruas já no ano de 2013. Porém, estamos praticamente na metade do ano de 2014 e até agora, sequer o projeto da Guarda Municipal foi enviado para a Câmara de Vereadores.
Bravatas, bravatas e mais bravatas. Infelizmente, a segurança pública está somente no discurso da maioria dos nossos representantes. Está na hora de parar com esse engodo e tomar ações concretas para mudar este cenário, antes que tenhamos que chamar o Exército para ocupar nossas ruas e, teoricamente, garantir a “paz”, como estamos vendo acontecer no Rio de Janeiro.
Este é o triste retrato da segurança pública em nosso município. Rogo a Deus que nos proteja e guarde. Infelizmente, percebo podermos contar somente com a proteção divina neste momento.
Thiago Morastoni – Vereador de Itajaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário